...E nos tornamos DevCaminhantes

Ufa, mais de dois meses de atraso, mas aqui nós estamos! No dia primeiro de maio desse ano (2021) foi o dia que esse projeto completou 2 anos de existência. O tempo passou tão rápido! Nesse período, muitas pessoas foram chegando à comunidade e no momento da escrita desse post temos um número de 1.282 membros. Agradeço de coração os que todos os dias ou mesmo regularmente interagem com o grupo como se esse fosse sua família :)

Conforme prometido, esse post vai esclarecer o porquê do rebranding da comunidade de CodeWalkers para DevCaminhante. Pra isso precisamos revisar um pouco da história do grupo.

Quando eu e o Reimer resolvemos nos juntar pra criar um projeto, como bons fãs de Star Wars, pensamos em algo que misturasse os dois mundos. A minha ideia inicial era usar algo bem brasileiro, mas eu tava querendo fugir dos já batidos "DevAlgumaCoisa" ou "AlgumaCoisa Programação". Por isso veio na nossa mente algo como "CodeWalker". Porém, procurando na internet por esse nome, vimos que já existia algumas coisas que referenciavam a ele, principalmente algo relacionado à programação, como um plugin para o GTA. Mas como o nome era tão SW (o "Walker" sendo uma visível referência à família Skywalker), decidimos por colocá-lo no plural. O interessante é que só depois da batida do martelo (e da compra da hospedagem e domínio) que a gente foi descobrir que esse também era o nome de uma banda dos UK. Enfim, ficaria isso mesmo: CodeWalkers kkkk

Uma coisa interessante é como a tradução desse nome casou com a missão do projeto e o ampliou. Sempre fui da opinião que nunca podemos bater no peito e dizer que sabemos de tudo. Isso já é verdade por um tempo, mas ainda mais nesse mundo conectado pela internet, onde o que não falta é informação. Então mesmo que alcancemos um objetivo com o conhecimento que temos, devemos sempre ficar "inquietos" procurando por novas formas de resolvê-los e por aprender novas tecnologias, tudo sem se tornar um fanboy ou um hater. Então ser "alguém que anda em busca do código" ou "alguém que anda codando" se encaixou perfeitamente como nossa definição. Logo após o Vinicius Monfre entrar no projeto, ele daria uma tradução peculiar: "andarilhos do código". :D

Mas ainda ficava aquela pulga atrás da orelha. Apesar de termos agregado essa tradução ao nome do grupo, foi fácil chegar à conclusão depois de um tempo que poucos brasileiros (ou outros falantes da língua portuguesa) iriam procurar por "code", "código" ou "andarilho" quando estivessem querendo encontrar grupos sobre programação no Telegram, já que é esse nosso atual QG e o Telegram não usando a bio do grupo como termos de busca. Confesso que ainda pensei num nome em inglês, mas pesquisando e vendo que já existia ("The Walking Dev"), isso foi o cascudo que eu precisava pra pensando num nome e ser fiel à ideia da acessibilidade.

Assim, pareceu mais que natural, juntando todo esse background e as opções disponíveis, que o nome DevCaminhante surgisse. Um nome único pra uma comunidade que na minha opinião é única :) Onde pessoas procuram o caminho da programação já sendo "caminhantes" por natureza e buscam serem "devs" melhores dia após dia. Então cada um de nós pode se chamar de DevCaminhante :)

E agora, o que será do projeto ao atingir essa marca? Bom, por hora, resolvemos derrubar o antigo site, já que praticamente a única coisa funcionando era o blog. Isso vai dar mais tempo de migrarmos as postagens pra o site novo, além de experimentar internamente qual será o melhor layout. Pra nos incentivar e manter o projeto acesso, decidimos colocar logo a página do blog no ar. O site completo poderá ou não seguir o layout do blog. Com o blog no ar, vamos poder pensar em mais pautas para novas postagens. Aliás, ficará pra próxima postagem o que temos em mente de novidades para o projeto.

Agradecemos muitíssimo se você leu até aqui e esperamos que continuem a se reunir com a gente no nosso grupo no Telegram. Até a próxima :)